O E-mail marketing é sem dúvida um dos componentes do marketing digital que mais pode gerar bons resultados para as empresas. Porém, não basta ter uma boa ferramenta de disparo. É necessária uma estratégia bem definida de como e quando mandar seus e-mails, o design tem que estar alinhado, o HTML bem feito, a lista deve ser constantemente atualizada, a segmentação não pode ser apenas por sexo, e é Imprescindível a criação de campanhas exclusivas para as segmentações da base.
Vantagens do email marketing
Vamos listar aqui algumas características que tornam muito vantajoso o uso desse marketing digital:
- O custo de envio de um email de marketing é praticamente irrelevante quando comparado com outras opções de marketing como anúncios em jornal, banners e telemarketing;
- Uma campanha de marketing por e-mail tem um tempo de resposta do consumidor muito menor quando comparado com mala direta. Enquanto a resposta de uma mala direta pode demorar entre seis a oito semanas, a resposta do marketing online chega a ser menor que 48 horas em muitos casos;
- Os emails de uma campanha podem provocar uma aumento no número de visitantes no seu site e, quem sabe, um aumento no número de usuários cadastrados. É claro que é necessário uma boa ferramenta que crie relatórios de conversão, pois assim é possível descobrir a eficácia da campanha;
- Os emails são capaz de criar um vínculo com os consumidores e fortalecer a sua marca;
- Uma outra vantagem é que os emails são altamente customizáveis, ou seja, é possível criar campanhas de marketing específicas para determinados grupos como, por exemplo, grupos com a mesma idade, grupos com o mesmo sexo e grupos que moram numa determinada região;
- O marketing online através de emails evita disperdício de tempo, pois a administração de uma determinada campanha pode ser feita de maneira mais ágil e eficiente;
- Campanhas de e-mail podem ser implementadas facilmente e utilizando poucos recursos.
Agora que já vimos algumas vantagens, vamos ver algumas finalidades da utilização dessa ferramenta de marketing:
- – Enviar ofertas;
- – Informar aos consumidores sobre o lançamento de um novo produto;
- – Criar uma comunidade online;
- – Lembrar o usuário de fazer determinada tarefa;
- – Informar sobre mudanças importantes na companhia.