Confira as otimizações que seu e-commerce precisa
Posted by:admin ondezembro 9, 2020
É fato que as vendas online se expandiram durante a pandemia causada pelo Covid-19. O e-commerce está em constante evolução e para manter a competitividade é necessário realizar diversas otimizações para vender mais em seu e-commerce. Confira!
Forneça informações de sua empresa
Fornecer as informações de maneira clara ao consumir é exigência da Lei do E-Commerce (Decreto 7.962/13). Informações como razão social, CNPJ/CPF, endereço físico, informações dos produtos, preços, formas de pagamento, troca e devoluções, devem constar em locais visíveis no site. Além de ser uma exigência legal, fornecer as informações de forma clara e objetiva, aumenta a credibilidade da loja virtual e consequentemente a confiança do consumidor.
Segurança
Deixe claro que seu site é seguro para o consumidor. Selos de segurança como Ebit, Compre&Confie, Reclame Aqui, Certsign e Site Blindado são ótimos para aumentar a credibilidade de seu e-commerce.
É imprescindível para sua loja virtual que seu site obtenha o Certificado SSL que ativa o protocolo HTTPS, exibindo o sinal de um cadeado fechado ao lado do endereço de domínio. É um certificado que garante que sua loja virtual é segura para realizar transações.
Atendimento
Criar canais de atendimento ágil e prestativo é uma excelente estratégia para ganhar ainda mais a confiança dos clientes. É muito importante estar disponível e que os meios de contato sejam facilitados para esclarecer dúvidas e resolver possíveis problemas. Não esqueça, seja sempre cordial e eficiente.
Vitrine estratégica e com imagens de qualidade
Exponha de maneira estratégica os seus principais produtos na página inicial da loja virtual. Observe os produtos mais procurados e qual a tendência de consumo daquele momento e redefina sua vitrine sempre que necessário seguindo essas estratégias.
Invista na qualidade das imagens dos produtos. O consumidor deseja ver de forma clara o que comprando, portanto, essa estratégia ajuda na decisão de compra. Faça fotos em diversos ângulos do produto e permita o zoom da imagem, em algumas situações, demonstrar o funcionamento do produto em vídeo é ainda melhor.
Descrição do produto
Forneça descrição completa do produto, com textos originais, informativos e recheados de palavras-chave de forma que estimule a decisão de compra e seja indexado pelo Google. Avaliações de clientes, tabelas informativas e de medidas, são ótimas estratégias para definir a decisão de compra.
Carrinho de compra e finalização da compra
Exiba de maneira clara e fácil o botão “Adicionar ao Carrinho”. Existem duas abordagens a ser tomadas: A primeira é manter o usuário na mesma página para adicionar mais produtos, e a segunda é encaminhar o cliente à página para finalizar a compra, as duas possuem seus prós e contras. Porém, o meio termo é interessante, ao clicar em “Adicionar ao Carrinho” abre apenas uma janela com os produtos adicionados e a opção de escolha de finalizar a compra ou continuar comprando.
O processo de compra deve ser claro e objetivo, portanto, o processo de compra deve possuir apenas três passos: Identificação, compra e pagamento. Mantenha a página de finalização de compra sem poluição visual e distrações para manter o foco do consumidor.
Ofereça diversas formas e facilidades de pagamento. A facilidade de pagamento é um dos maiores estímulos para realizar uma compra.
Ofertas
Foque em ofertas úteis ao consumidor, crie ofertas em:
- Upsell – que são produtos substitutos de maior valor;
- Cross-sell – que são ofertas de itens complementares ao produto que está sendo comprado.
Pós-venda
Uma das estratégias mais importantes e que deve ter em sua e-commerce é manter a comunicação com o cliente após a venda. Investir em e-mail marketing com a mensagem dando-lhe os parabéns pela aquisição, e oferecendo novas ofertas. Realizar o remarketing oferecendo produtos relacionados à sua última compra, oferecer programa de fidelidade, etc.
Facilite ao máximo a vida do cliente
Otimize o funil de conversão. É uma maneira de evitar o abandono do carrinho de compra e aumentar a taxa de conversão de compra.
Taxas extras altas demais, obrigatoriedade de realizar um cadastro, complicações em adicionar no carrinho e finalizar as compra, métodos de pagamento confusos e insuficientes, falta de informação do produto e dos preços, dificuldade de comunicação com a empresa, falta de respostas para as dúvidas, entre outros. Todos esses são fatores que fazem o cliente desistir da compra.
Portanto, a ideia é facilitar a vida do cliente para que ele não desista da compra e possa comprar de maneira fácil e rápida, garantindo assim, sua satisfação e maiores chances de comprar novamente em sua loja virtual.